(44) 3653-1301 | gabinete@tuneirasdooeste.pr.gov.br

Cuidados com meio ambiente são revertidos em investimentos para Tuneiras do Oeste


=Cuidados com meio ambiente são revertidos em investimentos para Tuneiras do Oeste

Data de Postagem: 05/06/2020


Reserva Biológica das Perobas, em Tuneiras do Oeste 



A cidade de Tuneiras do Oeste recebe recursos por conta da 
preservação de oito mil hectares de mata nativa, o que 
representa aumento na arrecadação


Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a cidade de Tuneiras do Oeste tem muito a comemorar. O município é um dos 216 do Paraná que recebe o ICMS Ecológico por Biodiversidade, que são recursos destinados a administrações municipais que desenvolvem ações para a preservação do meio ambiente em seus territórios.

 

Algumas obras que foram alavancadas por conta desse aumento de arrecadação são recape asfáltico por toda a cidade, revitalização do centro, construção da nova capela mortuária no marabá, reformas e melhorias dos CMEIs, modernização das estruturas de saúde, aquisição de novos veículos para a saúde e construção da nova escola municipal Professora Maria José da Silva. 

 

O ICMS Ecológico, também conhecido como Imposto Verde, permite que os municípios recebam parcelas maiores dos recursos arrecadados por meio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por atenderem alguns critérios ambientais estabelecidos por leis estaduais. Esse imposto representa a atividade econômica da cidade em conjunto com a preservação do meio ambiente.

 

O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a constituir este imposto no ano de 1989 e, desde então, os municípios que preservam florestas e biomas recebem mais recursos financeiros como uma forma de compensação e também um incentivo para que estas áreas continuem a ser preservadas.

 

Na cidade de Tuneiras do Oeste, a Reserva Biológica das Perobas possui uma área de oito mil hectares de mata nativa e preserva mais de 300 espécies de plantas e animais silvestres. Esta unidade de conservação foi criada em 2006 pelo Governo Federal com o objetivo de preservar a floresta de Araucárias.

 

“No Dia Mundial do Meio Ambiente temos muito a celebrar em nosso município. O ICMS Ecológico é uma grande conquista para a nossa cidade. Está transformando Tuneiras e trazendo muitos benefícios para a nossa população, sem contar que estamos preservando o meio ambiente para as futuras gerações”, afirmou o prefeito Taketoshio Sakurada, o Boia. Outra ação de destaque na área ambiental foi a transformação do antigo lixão em aterro sanitário, gerando um menor impacto ambiental e há uma redução da liberação de gás na atmosfera.

 

 


Outras Notícias: